Introdução Básica a Fotografia – Parte II

Parte I – Parte II

Nessa foto foi usada a prioridade de velocidade. Eu NÃO QUERIA que o fundo congelasse, então acompanhei o carro com o obturador em 1/200. A Câmera calculou que se precisava de f/8.0

Nessa foto foi usada a prioridade de velocidade. Eu NÃO QUERIA que o fundo congelasse, então acompanhei o carro com o obturador em 1/200. A Câmera calculou que se precisava de f/8.0

Modos de exposições automáticas (AE)

Na maioria das câmeras digitas você poderá encontrar variedades de modo de exposição, normalmente indicados como:

Prioridade de abertura AE (Av ou A)
Prioridade de velocidade AE (TV ou S)
Programa AE (P)
Manual (M)

Dial
Prioridade de abertura: Este modo lhe possibilitará escolher a abertura do diafragma (f-stop) fazendo com que a câmera calcule automaticamente a velocidade necessária do obturador para obter uma foto com a exposição correta. A utilização desse modo se torna muito conveniente em condições de pouca luz, em que é melhor deixar a lente mais aberta o possível (deixando o número do f-stop menor.)

Prioridade de velocidade: usando o modo de prioridade de velocidade lhe dará a opção de escolher a velocidade que você quer que o obturador use, fazendo com que a câmera calcule a abertura necessária. Esse modo é muito útil em fotos de ação, em que o objetivo é congelar a foto.

Programa: Esse ajuste deixa que todas as decisões sejam tomadas pela própria câmera, de modo que você nem precise pensar na exposição. O uso desse modo lhe deixará limitado às escolhas da câmera.

Manual: O modo manual permite que você “mande” na câmera por completo. Você que decide tudo: velocidade, abertura, balance de branco etc.

Tem mais coisa vindo aí😀

Meu Flickr

Sobre Thomas Miller
I'm a nice guy!

2 Responses to Introdução Básica a Fotografia – Parte II

  1. Pingback: Introdução Básica a Fotografia – Parte I « infoproject.wordpress.com

  2. Mais uma vez, um ótimo artigo!

    Normalmente, quando estou sem espaço, uso o MANUAL e coloco para as “piores qualidades”, assim sobra mais espaço para tirar mais fotos! Já que estou sem cartão de memória, fico só com 56mb internos!😦