Bizarro? Cirurgião realiza cirurgia por SMS

Agora uma notícia não muito a ver com tecnologia, foge um pouco do assunto principal do blog, mas é meio bizarro e talvez inacreditável isso! Olhe a reportagem que a INFO fez sobre isso.

David Nott, um cirurgião vascular britânico que trabalha como voluntário na RD Congo, tinha a espinhosa missão de salvar a vida de um jovem de 16 anos com aparelhos precários, apenas um litro de sangue e sem equipe. Mas tinha um celular.

Ele pediu informações via SMS para um colega inglês com quem havia trabalhado em diversas ocasiões. A resposta veio pouco tempo depois, com instruções precisas de como realizar uma amputação interescapulotorácica – operação que amputa braço, ombro e clavícula omoplata.

A cirurgia foi necessária para salvar a vida do adolescente, que teria mais dois ou três dias de vida, segundo o cirurgião. O paciente teria perdido o braço dele em combate, ou, como outra hipótese, devido ao ataque de um hipopótamo, que causou uma infecção grave e gangrena.

A decisão de deixar um jovem sem um braço em uma zona de guerra, a cidade de Rutshuru, foi pensada por David Nott, mas, para ele, era a única solução possível, fora a morte.

O doutor trabalha um mês por ano como voluntário na ONG Médicos Sem Fronteiras, que leva cuidados de saúde a vítimas de catástrofes, conflitos, epidemias e exclusão social. Atualmente, mais de 22 mil profissionais trabalham em mais de 70 países.

Deixe um comentário

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: