Ei, Tire as mãos daí! Este arquivo é secreto.

Você já teve a desagradável experiência de ter um arquivo seu caindo em mãos erradas? Pessoas que não deveriam ter acesso ao conteúdo do documento lendo e repassando tais informações para outras pessoas não autorizadas? Parece cena de filme, mas não é. E infelizmente é mais comum do que se imagina.

O vazamento de informações hoje em dia é um dos piores problemas das empresas, que vêem seus documentos estratégicos e informações confidenciais escoando pelos vários meios tecnológicos de armazenamento de dados (pendrives, mp3 players, etc) e envio de arquivos (e-mails e comunicadores instantâneos principalmente).

Várias empresas já estão acordando para a importância da segurança no meio corporativo e hoje existem alguns métodos para minimizar esta sangria com políticas de segurança, concedendo permissões de acesso a apenas quem precisa ter acesso a tal informação.

E uma das formas de se proteger os documentos de forma que ninguém (a não ser pessoas autorizadas) consiga obter informações restritas é o uso da Criptografia. Numa explicação bem rápida e sucinta, o conceito de criptografia remete ao uso de códigos e senhas para embaralhar uma mensagem legível, tornando-a ininteligível para quem não tem acesso à chave (ou senha) que desembaralha tal texto ou mensagem.

O Office 2007 conta com uma opção de criptografia, fazendo seus textos se tornarem acessíveis apenas a quem tenha a senha para “desembaralhar” o documento em código.

Para tal, basta utilizar a opção disponível clicando no Botão Office, depois em Preparar e selecionando a opção Criptografar Documento.

Será solicitado que você digite uma senha para proteger este documento. Definindo esta senha, tenha certeza que não vá esquecer, porque o método é tão seguro que quebrar esta senha depois vai ser um trabalho quase impossível e pode levar BASTANTE tempo (eu diria impossível, mas o que eu estou escrevendo aqui hoje vai ficar gravado para sempre nos históricos da web e amanhã posso me arrepender por dizer isto. Amanhã pode ser fácil pela evolução natural das coisas, mas hoje será uma tarefa árdua). Isto porque o Office 2007 usa um sistema de criptografia de 128 bits seguindo o AES (Advanced Encryptation Standard).

Feito isto, todo seu documento estará criptografado e seguro. Existe uma forma de criptografar apenas partes do documento do Word com um add-in chamado KRIPTUS COM, que é de terceiros e pago. Para saber mais, visite a página oficial dos desenvolvedores.

Como leitura complementar, selecionei 3 artigos sobre vazamento de informações nas empresas para que vocês tenham a real noção do quão sério é este problema e a importância que deve ser dada à segurança.

Vazamento de informações cresce 40% nos EUA

Vazamento de dados é uma preocupação das empresas

Vazamentos de informações e estratégias para evitá-los

Fonte: Comunidade Office

Comente neste post!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: