Pesquisadores querem mudar o uso de senhas

Pesquisadores do EUA, agora querem substituir as senhas em *texto* por arquivos de mídia, como fotos, vídeos ou músicas!

A proposta de dois pesquisadores da Universidade Carleton, no Canadá, noticiou o blog de tecnologia do NewScientist, pretende aliviar a vida de usuários que precisam se lembrar de muitas senhas, grande parte delas inseguras.

A idéia é transformar fotos preferidas, solos de guitarra, trechos de texto de uma página ou um vídeo hospedado no YouTube, por exemplo, em uma senha ou uma chave para resgatar uma senha esquecida. Isto pode ser feito através de um código capaz de pegar um destes arquivos e transformá-lo em uma única chave complexa, uma senha segura.

Os autores do método afirmam que com isso os usuários precisam lembrar menos e os crackers terão um novo desafio pela frente: não poderão usar dicionários de palavras para quebrar senhas.

Mesmo com um sistema destes, caberá ao usuário zelar por sua segurança. Uma escolha pouco segura seria utilizar uma foto de um perfil público em uma rede social, exemplificaram os pesquisadores no documento oficial da tecnologia, publicado no site do evento (tinyurl.com/6zxwwe).

Um protótipo da tecnologia, chamada de ObPwd (Object-based Password, ou senha baseada em objeto, na tradução), pode ser baixado gratuitamente em forma de aplicativo para o Windows ou extensão para o navegador Firefox (compatível com todas as versões desde a 1.5) a partir do atalho tinyurl.com/5p963m.

É bem interessante isso que os caras querem fazer.. Mas no começo acho que vai ser meio *complexo* para os mais leigos, mas é bem boa a idéia ( porém bem fácil de burlar também 🙂 ).

Comente neste post | Assine nosso feed

Anúncios

One Response to Pesquisadores querem mudar o uso de senhas

  1. iPod says:

    iausdhiaushdaiudh, é verdade, cada vez que se chega mais perto do seguro, alguém da um geito de burla.

    idéia muito fera!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: