Empresa gaúcha. A grande da tecnologia Nacional

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) será uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta quinta-feira, 31 de julho, a Lei que cria a entidade.

Entre as metas do Ceitec está a projeção do Brasil no mercado internacional de semicondutores. O centro dedica-se ao desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica, e já recebeu investimentos da ordem de R$ 250 milhões do Governo Federal. Até 2009, espera-se a fabricação do primeiro circuito integrado desenvolvido no País.

O Ceitec está sediado em Porto Alegre (RS), e poderá expandir sua presente em outros estados brasileiros e no exterior. O governo também procura fomentar a implantação de outras empresas de microeletrônica no Brasil.

O projeto Ceitec nasceu em 2000, a partir de um Protocolo de Intenções firmado entre os governos federal, estadual e municipal, instituições de ensino e pesquisa e entidades empresariais e a uma parceria com a Motorola, hoje Freescale. Em 2005, teve início a operação do Centro de Design, localizado no Instituto de Informática da UFRGS e no Parque Tecnológico da PUC, o Tecnopuc, além da construção dos prédios e realização do plano de negócios. Em 2007, o centro entregou o primeiro chip comercial.

Em março de 2008, o Executivo lançou o Projeto de Lei 2468/07, prevendo a criação do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), sob a forma de empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de produzir tecnologias de semicondutores, microeletrônica e áreas correlatas. A Câmara dos Deputados aprovou o PL em 27 de maio último, e o Senado deu seu parecer favorável em 11 de julho.


Investimento de futuro…
Com certeza, esse é um ótimo investimento feito para a área tecnológica. Um investimento tão bom que a CEITEC tem sede aqui no RS. O que referência nosso estado. Com certeza esse grande investimento trará frutos em um curto espaço de tempo, para nosso estado e também país. Todos que fizeram por merecer deste projeto estão de parabéns.

Comente neste post | Assine nosso feed

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: