A rede humana

Japoneses desenvolvem sistema que permite a transmissão de dados através do corpo humano. No futuro, duas pessoas poderão trocar arquivos com um aperto de mão.

A NTT, gigante japonesa das telecomunicações, está preparando o lançamento comercial de um sistema de controle de acesso que dispensa os usuários da incômoda tarefa de vasculhar bolsos e bolsas em busca de seu cartão ou crachá. Batizado de “RedTacton”, ele transmite dados entre o cartão e o leitor através do corpo do usuário, sem necessidade de contato direto entre os dois dispositivos.

Baseado no conceito de “Human Area Networking”, o sistema pode transferir dados a velocidades de até 10 Mb/s, tão rápido quanto a placa de rede em alguns computadores, mesmo através de roupas, sapatos e superfícies como placas de vidro. Entre os usos possíveis estão o controle de acesso em empresas e estádios, salas que se abrem apenas na proximidade de pessoas autorizadas e carros que só funcionam com a presença física do dono.

Segundo um representante da NTT, o sistema deve chegar ao mercado em meados deste ano. O preço não foi divulgado, mas deve ser “ligeiramente superior” ao dos sistemas baseados em cartões/leitores já existentes.

No futuro a empresa espera expandir o conceito e possibilitar a troca de grandes quantidades de dados entre indivíduos com apenas um toque: protótipos já conseguem transferir um vídeo entre dois usuários com um simples aperto de mãos.

Fonte: iG Tecnologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: