Ouro no lixo

Você sabia que seu celular contém ouro na composição? Uma tonelada de circuitos de celulares contém mais ou menos 300 gramas de ouro, enquanto o mesmo peso de minério possui apenas 5 gramas ! Quer mais? Se todos os celulares descartados no mundo, durante um ano – cerca de 100 milhões de aparelhos –, fossemreciclados, isso geraria 63 milhões de dólares.


A pesquisa realizada pela ReCellular e publicada pelo G1 no mês passado é uma boa – e lucrativa – notícia para as empresas do ramo, que atualmente não chegam a reciclar 6% dos aparelhos que são jogados fora. Se os olhos delas brilharem com o resultado da pesquisa, além de diminuir o lixo produzido, isso pode gerar uma grande economia de energia.

Para produzir os 6 milhões de telefones que a ReCellular recolheu em 2007, foi gasta energia suficiente para iluminar 11,4 mil lares por um ano. Isso sem falar na emissão de 10 mil toneladas de gases do efeito estufa para a atmosfera. A empresa também equipara a quantidade de energia utilizada à queima de 17,1 milhões de litros de gasolina, o que daria para um carro comum ir da Terra até o Sol!

O executivo-chefe da ReCellular, Chuck Newman, afirmou que o ideal é que, com o tempo, todos possam pensar em reciclagem de celular como pensam em reciclagem de papel, vidro e plástico.

E parece que isso não vai levar muito tempo. Está para ser votado em Assembléia, ainda este mês, em São Paulo , um projeto de lei que obrigaria os fabricantes, distribuidores e importadores de produtos eletrônicos a oferecer postos de coleta para o material descartado pelos usuários – e tudo por conta deles. Por enquanto, só os fabricantes de baterias precisam fazer isso.

Mas, melhor do que reciclar lixo eletrônico é não produzi-lo! Leia no blog Carbono Zero bons motivos para você não trocar o seu celular.

Fonte : Superinteressante

5 Responses to Ouro no lixo

  1. felipebreia disse:

    vou começar a guardar os meus aparelhos velhos agora…
    Hoje eu estou inspirado, mais inspirado do que no post anterior!
    Dá uma passada lá no meu blog, e não deixe de comentar!!
    Um abraço!
    http://www.felipebreia.wordpress.com

  2. diego^SCFC disse:

    Não só celular. Computador também.

    Ouro, prata..

  3. Hmm!

    Obrigado pea informação Diego!

    Apesar de eu nunca colocar nem celular nem computador no lixo..

  4. diego^SCFC disse:

    No Brasil é difícil, mas no Estados Unidos, Japão.. é bastante comum encontrar aparelhos domésticos no lixo. E detalhe: em condições ótimas de uso. Por exemplo..a média de troca de PC no Estados Unidos é de 2 anos e meio, essa média cai no Japão.

  5. Diego, é verdade. Obrigado pelo post🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: