Taiwan cria vidro para janelas autolimpante

Uma equipe de pesquisadores de Taiwan anunciou nesta terça-feira (21) o desenvolvimento de um vidro para janelas autolimpante, com isolamento térmico e que produz eletricidade.

O professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Taiwan Chin-huai Young iniciou a pesquisa em 2003 — ele explicou ao jornal “Diário Econômico de Taiwan” que “o projeto busca proteger o meio ambiente”.

O vidro tem três camadas: um nanômetro de dióxido de titânio que funciona como um limpador ao produzir oxigênio e íon OH, retirando substâncias orgânicas, uma camada de silicone que gera eletricidade e uma camada isolante.

Um metro quadrado deste tipo de vidro produz “6,8 quilowatts por hora, a um custo de US$ 0,30 ao mês”, diz Young.

A camada isolante bloqueia 90% do calor e das radiações, deixando passar apenas 7% da luz visível, enquanto outros vidros isolantes “bloqueiam 63% da luz e dos raios ultravioleta, mas permitem a passagem de raios infravermelhos, levando ao aquecimento”, acrescentou.

Um modelo de casa com este tipo de vidro manteve uma temperatura média de 25 ºC em experimentos realizados por Young em Taiwan, quando a temperatura exterior era de 34 ºC. O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação de Taiwan com US$ 1,5 bilhão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: