Hacker e Cracker, qual a diferença?

Creio que muitas pessoas nunca nem tenham ouvido falar a palavra Cracker, mas eu achei interessante postar após fazer um trabalho sobre vírus de computador em meu curso. Talvez a maioria ache também que hacker é do “mal”, e não é assim! Confira a matéria e fique sabendo qual é a diferença entre Cracker e Hacker!

Clique aqui para ler!

Em 2007 fiz um trabalho em meu curso de informática que estou fazendo, é um curso profissionalizante (o que eu acho bastante importante). O trabalho era sobre vírus de computador, e nele eu coloquei quais são as diferenças entre hacker e cracker, já que os dois mechem bastante com o assunto de vírus.

O que a Wikipedia diz sobre isto?

Há quem diga que cracker e hacker são a mesma coisa, mas tecnicamente há uma diferença. Hackers são os que quebram senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer em achar tais falhas. Preocupam-se em conhecer o funcionamento mais íntimo de um sistema computacional ou seja uma pessoa boa. Já o Crackers é o criminoso virtual, que extorqüe pessoas usando seus conhecimentos, usando as mais variadas estratégias. Há cerca de 20 anos, eram aficcionados em informática, conheciam muitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavam seus vírus, para muitas vezes, saber o quanto eles poderiam se propagar. Hoje em dia funciona de maneira parecida. Porém, já se criou um verdadeiro mercado negro de vírus de computador, onde certos sites, principalmente russos, disponibilizam downloads de vírus e kits para qualquer um que puder pagar, virar um Cracker, o que é chamado de terceirização da “atividade”. Em geral um hacker não gosta de ser confundido com um cracker.

 O que eu entendi..

Hacker é aquele cara do bem, que trabalha para a polícia e empresas tentando descobrir erros em programas, ou até bisbilhotar computadores (no caso de polícia) para achar alguma pista sobre o indivíduo.

Cracker são aquelas pessoas que tentam descobrir senhas de banco para ganhar dinheiro em cima, ou seja, elas fazem o trabalho sujo! Invadem computadores, espalham vírus por aí, criam vírus (talvez). Invadem sistemas e ganham dinheiro em cima disso.

Existe também várias pessoas (geralmente garotos de 14-18 anos) que são chamados de lammers, mas isso não vem ao caso. Lammers são aqueles que fingem parecer hacker (ter um conhecimento superior aos demais), e no fundo não sabem nada!

Comentem e deixem suas opiniões sobre hacker e cracker!

About these ads

22 Responses to Hacker e Cracker, qual a diferença?

  1. diego^SCFC disse:

    Boa, cara.

    Também surgiu essa dúvida no curso que faço, mas eu sabia a diferença..

  2. ERRADO disse:

    Nossa acho que vou mesmo ter que escrever um livro explicando a diferença aqui no brasil , as pesquisas são voltadas pra o termo usado no proprio portugues
    CRACKER – São individuos que alterão o funcionamento de um determinado programa, fazendo funcinar de forma como se fosse legalmente registrado, muitas empresas de sofware fazem demostrações de seus programas em um metodo TRIAL de avaliação ou seja são 30 dias pra conheçer o sofware apóis esses 30 dias o programa expira a validação fazendo com que se o cliente quiser utilizar e desfrutar sem que isso aconteça ele tem que comprar uma cópia legalmente da empresa fabricante desse sofware, os crackers são programadores com um altissimo conhecimento na linguagem de programação assembly utilizam debbugger,s pra ver, mexer e alterar determinadas informações dentro do sofware empresarial, achando chavés de registro e validando assim o programa de forma ilegal já que o mesmo não é FREEWARE e pertençe a uma empresa esse metodo de debuggar se chama ENGENHARIA REVERSA usada e aplicado por crackers.
    HACKER ÉTICO – São hacker,s do BEM, muitas empresas contratam hackers éticos pra testar o seu proprio sistema de segurança, existe no estados unidos escolas hackers eticas ,os hacker,s eticos são programados e criadores de sofware é uma pessoa com conhecimento em informatica mais totalmente voltada pra o bem o sistema operacional linux foi criado por hacker eticos linus tovares pode se dizer um hacker etico.
    HACKER – O termo “hacker” assim mesmo limpo e seco, em qualquer lugar e linguagem do mundo são considerados hackers do mal , utilizam de seus conhecimentos pra obter vantagem, infiltram-se em grandes empresas e corporações, fabricam e programam virus, trojan, spyware, malware, adware e varias outras pragas virtuais , utiliza de tecnicas de keylogger pra capturar senhas e roubar bancos e clientes de bancos.

    OS TERMOS ACIMA SÂO TOTALMENTE CORRETOS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO BASEADO EM EXPLICAÇÕES DO DOCUMENTARIO
    “Hackers Criminosos e anjos”
    onde tratam os termos no proprio
    “Oxford English Dictionary”
    Aqui no Brasil Acontece das pessoas procuram informações na propria linguagem portuguesa na qual traz varias informações erradas, devemos basear palavras de origem inglêsa em seu proprio significado de origem, acesse agora mesmo no google a nivel mundial e procure por
    crack vc só vai ver coisas voltas a programas como eu falei ai em cima
    acesse o maior site da america latina de crackers
    http://www.crackslatinos.hispadominio.net/
    Acesse um dos maiores sites de hacker do mundo em
    http://www.elhacker.com

    VOCÊS ME MATAM DE VERGONHA USANDO AS EXPRESSÔES ERRADAS , a revista geek perguntou pra o maior grupo de hackers , lordz e eles mesmo disserão isso é termo pessoal em inglês, por favor isso ai tá correto. Procure a nivél mundial , e acho que esse termo entrou errado na linguagem portuguesa devido a um grande erro o 1º em 1989 de um criado por um bostinha qualquer que dizia na capa “UM GUIA DE CRACKING PARA PRINCIPIANTES ” dai pra cá todo mundo confunde as bolas.

  3. + disse:

    Esse termo ai sofre problemas de um idiota americano chamado
    Eric Raymond no documentario “Hackers Criminosos e anjos” ele quer mudar o termo que já existe e é conhecido MUNDIAMENTE como esse que eu disse a cima

  4. ERRADO disse:

    cracker- é quem mexe com código fonte de programa

  5. ERRADO disse:

    O cracker ele tem conhecimento de assembly e mexe com engenharia reversa

  6. Hm.. Obrigado pelo comentário! :)

  7. algel disse:

    gente!!!
    pelo amor de deus
    afinal o que é hacker i o que é cracker
    issu ja ta me confundindu

  8. tas disse:

    Harcker ou Cracker os dois jogam sujo, dependendo da aplicação e quem paga mais.ok

  9. @tas

    Não sabe nem o que está dizendo! :-)

  10. Comentario disse:

    Bom galera o que ERRADO, postou é a mais pura verdade, os crackers não são os vilões da história, pergunto a vcs quantos estao neste momento com um computador 100% registrado, sem nenhum programinha crakeado(serial q nao t pertence), pra muitos como eu eles são a unica forma para que eu possa ter acesso a todos os softwares q preciso, hj o sitema operacional mais usado do mundo custa mais q um computador q pelo povo é parcelado em mil vezes. OBRIGADO a todos os CRACKERs.

  11. eidileni disse:

    doido véi eu não sabia de tudo isso mais…………

  12. eidileni disse:

    isso resolveu minhas curiosidades!

  13. Eo_Chatuh disse:

    Sinceramente concordo com a maior parte dessa postagem sua…Sou um aluno de um Curso tecnico e fiz um trabalho Sobre Hackers e Crackers em uma das minhas matérias (Etica hacker) com toda certeza hackers são aqueles caras que usam do conhecimeno para o “bem” aleram empresas sobre suas falhas somente por puro amor e carinho pela profissão são na maioria das vezes jovens fora do normal com inteligencia muito acima do determinado e sacam muito de informatica no geral!!!
    Crackers sem duvida e exitação são palhaços que usam de todo o entendimento para o mal e para muito mal…. um dia eu faço prova pra PF e se Deus quiser vou trabalhar com crimes de informatica e vou combater esses caras !! ABÇ

  14. naiane disse:

    MEU DEUS EU ESTOU MUITO HORRORIZADA QUANDO VEJO SEMPRE NA TELEVISAO PESSOAS ACUZANDO OS HACKES DETERFEITO COISAS Q ELES Ñ FIZERAM, COMO ROUBAR SENHAS DE BANCO.COITADINHO DELES SE ISSO QUEM FAZ SÃO OS CRACKES .O BRASIL PRECISAR EVOLUIR NA AREA DA INFORMATICA.VAMOS TECNICOS DE INFORMATICA ENSINAR AO BRASIL Q QUEM FAZ O MAL~SÃO OS CRACKES Ñ OS HOCKES.

    TÉCNICA DE INFORMÁTICA NAIANE SANTANA

  15. Erick disse:

    resumindoooo
    Hacker e bom
    e cracker e ruimmm
    rsrs

  16. LIL M4n disse:

    Hacker:São boms,trabalham em bancos,tem conhecimento muito avançado sobre informatica

    Cracker:Sao maus,roubam senhas,bla bla bla bla bla….

    Carders:falsificam cartoes de banco.

  17. leandro disse:

    eaeee galera,Para começar é bom sempre dar uma pesquisada na net, que la tem de tudo explicando, sobre essa diferença que andam confundindo as mentes dos navegadores,e ler tambem alguns livros bom vamos ao assunto.H4CK3R conhecido como o vilão da historia, mas emfim, eles não são os mal da história, H4CK3R, querem apenas descobrir brechas,aberturas , ou seja ter conhecimento sempre querendo saber mais, desafiando toda uma estrutura se dizendo ser segura no mundo virtual, mas ele faz isso apenas por prazer,e curiosidade, alguns deles trabalham , em sistemas de segurança de empresa, ou ajudam em alguma investigaçao federal, ja os Cr4ck3rs que tbm tem um certo nivel de conhecimento, usam para prejudicar empresas, navegadores, e ganhar algum benefício em cima daquilo dinheiro sujo e talz como outros bens, mas se formos REAL analizarmos H4ck3r e Cr4k3rs sao as mesmas “coisas” apenas mudaram os nomes para fazer a tal diferencia , entre o bom da historia e o mal , pois os dois obtem conhecimentos altos no assunto informatica,só que basta decidir o seu caminho, se é para ajudar a sociedade,ou prejudicar, se for no caso de ajudar fazer o bem e como disse mais acima do texto sao os H4CK3RS e so no caso for os viloes Cr4ck3rs

  18. Soudier disse:

    nossa , ninguen descobrio sobre mim ne ufa , n samos os melhores mas n samos os piores somos bom de coração > resumo me chame de fofo e mede seu dados sem meu esforço

  19. Parabéns seu site ajuda muitos as pessoas que achan q Hack é o tau cara que hakea orkut e msn !! Mesmo eu ja sabendo desse conteudo todo eu gostei dessa postagen…Mais uma vez Parabéns

  20. raissa disse:

    muido obrigada deu pra responder meu trabalho de inglês valeu ai bjs raissa de codó do maranhão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: